O Instagram é uma ótima plataforma para divulgar um negócio, por isso se destacar na rede social se mostra uma estratégia excelente para ajudar no crescimento de sua empresa. Há várias dicas e truques que podem fazer sua empresa se destacar no Instagram e render novos clientes. Então, vamos lá!
1 – Vídeos
A principal característica do Instagram é que o aplicativo é totalmente visual, ou seja, as imagens precisam ter boa qualidade e possuírem alta resolução se quiserem chamar atenção. Além das fotos, uma outra forma de explorar o Instagram é o uso de vídeos. Vídeos são sim mais trabalhosos para produzir, porém o grande truque é que as pessoas gastarão mais tempo na sua página e isso ajuda a aumentar a visibilidade da sua conta, já que o Instagram passará a mostrá-la para mais pessoas.
2 – IGTV
Os vídeos no feed possuem a limitação de 1 minuto, o que significa que para criar vídeos mais longos será necessário utilizar o IGTV. A vantagem de vídeos de 3 ou 5 minutos é que o algoritmo do Instagram valoriza esse tipo de conteúdo. Aproveite para tirar dúvidas, criar tutoriais ou explorar um assunto de interesse dos usuários que te acompanham.
Quanto mais útil for o conteúdo, mais usuários vão assistir e mais o Instagram vai considerá-lo relevante o suficiente para mostrá-lo a outros usuários. Postando o vídeo no IGTV, você pode compartilhar como um post no seu feed para que seus seguidores tenham acesso ao link que levará ao vídeo completo.
Se você vende um produto ou serviço é muito importante dar todas as informações sobre ele. Fazer vídeos com as dúvidas mais frequentes é altamente recomendado.
3 – Stories
Os Stories oferecem diversos recursos que possibilitam engajar os seguidores e por essa razão é uma potente ferramenta para destacar sua empresa no Instagram. O interessante é que os stories permitem fazer enquetes e quizzes, o que promove muito mais interação. E há muito espaço para criar, já que dá para postar fotos, vídeos, utilizar gifs, estilizar fontes e muito mais. Postar nos stories todos os dias em horários diferentes é uma boa forma para sua empresa se mostrar presente e atualizada.
4 – Hashtags
As hashtags ajudam seu conteúdo a ser encontrado por aqueles que mais precisam dele. Já que basta fazer uma pesquisa na barra de busca com a palavra de interesse, que todos os posts categorizados sob aquela hashtag vão aparecer para o usuário. A dica é buscar pelas hashtags que mais tem a ver com o seu negócio e ver todas as outras relacionadas, para assim descobrir as que provavelmente tem mais potencial de atrair novos seguidores.
Criar uma hashtag com o nome da empresa também é uma boa estratégia e lembre-se que o Instagram permite até 30 hashtags por post, porém é melhor utilizar poucas hashtags que realmente serão relevantes, do que encher o post de hashtags vazias.
5 – Conteúdo
O mais importante é criar um bom conteúdo, mas que tenha um diferencial. Criar um conteúdo útil, relevante e que ofereça um serviço aos usuários já é um ótimo primeiro passo, mas se você quer se destacar, se a intenção é chamar a atenção entre tantas outras contas, é necessário ser criativo e inovador.
Pense em maneiras de levar o melhor conteúdo no melhor formato para os seus seguidores. Tente estratégias novas e experimente novas ferramentas e recursos. Continue atualizado e ofereça o melhor que você poder oferecer. A verdade é que se o conteúdo for bom, os próprios seguidores iram espalhá-lo por aí, as pessoas irão parar para prestar atenção e o Instagram vai reconhecer o interesse do seu público por aquele post e divulgar para ainda mais usuários.