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5 passos para conquistar mais leads e vender mais

O crescimento do seu negócio está diretamente relacionado às estratégias de atração de público. Isso, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil, pois a obtenção de novos clientes exige estratégias em longo prazo.

Neste artigo, vamos traçar um roteiro para você conquistar mais leads e vender mais em 5 passos.

No Marketing Digital, os esforços de crescimento se concentram na obtenção de leads. Os leads são pessoas ou empresas, caso você trabalhe com B2B (Business to Business), que têm interesse nos produtos ou serviços que você vende. Confira:

1. Concentre os esforços iniciais para entender o público

O processo de conhecimento do público é demorado e nunca temos todas as informações suficientes. Contudo, quanto mais você conhecê-lo, mais fácil será atraí-lo. É preciso dispender dos seus esforços iniciais para descobrir quem são eles, onde vivem, o que gostam de fazer, quantos anos têm etc.

Uma maneira de obter esses dados é utilizar as informações do Google Analytics ou do Facebook, por exemplo.

Com base nesses dados, você pode criar uma persona, que é um cliente fictício do seu negócio. A persona têm nome, profissão e interesses. Ao se comunicar e produzir conteúdo, você fará com a persona do negócio em mente.

2. Crie uma estratégia para atrair o seu público

Como você irá atrair seu público? Você possui diversas opções:

Além disso, poderá investir em métodos tradicionais, como palestras, eventos e referências dada por clientes.

Com base nesses métodos de atração, você vai desenvolver táticas para obter o lead. O ponto principal desse passo é demonstrar seu produto ou serviço para o possível lead.

3. Direcione o público por meio de um funil de vendas

Os primeiros passos você deu: você conhece seu público e já tem uma estratégia para alcançá-los. O terceiro passo é conduzi-los dentro de uma jornada até o objetivo final, quando ele deixam o contato (o lead em si).

Você precisa, então, canalizar o seu público, direcioná-lo até essa “página de captura do contato”. Lá, ele terá um incentivo para deixar seu e-mail. Você pode oferecer em troca como cupons, brindes, amostras ou outros incentivos que possuem valor para o seu público.

4. Comece a planejar o seu e-mail marketing

O e-mail será o seu grande aliado para fazer mais vendas. Com os leads surgindo, você precisa criar conteúdos para enviar para a lista de e-mail. Você pode enviar promoções, conteúdos interessantes e informações que possuem valor para ele.

A ideia é nutrir esses leads por meio de uma boa comunicação. Você deve cultivar esses relacionamentos, enviando periodicamente o que você identificou que é importante.

5. Use as mídias sociais como aliada

A principal vantagem das redes sociais para o seu negócio é a possibilidade de criar relacionamento com seus clientes. Com elas, você cria engajamento, postando coisas interessantes e chamando para uma comunicação mais direta.

As redes sociais serão como iscas, pelas quais você atrai o usuário para o processo de jornada de compra. Além disso, ajudam a conhecer seu público, e você passa a descobrir o que elas esperam do produto ou serviço que você comercializa.

Para aumentar mais seu conhecido sobre atração de leads, leia também sobre o Inbound Marketing.

Sobre o autor

5 passos para conquistar mais leads e vender mais

O crescimento do seu negócio está diretamente relacionado às estratégias de atração de público. Isso, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil, pois a obtenção de novos clientes exige estratégias em longo prazo.

Neste artigo, vamos traçar um roteiro para você conquistar mais leads e vender mais em 5 passos.

No Marketing Digital, os esforços de crescimento se concentram na obtenção de leads. Os leads são pessoas ou empresas, caso você trabalhe com B2B (Business to Business), que têm interesse nos produtos ou serviços que você vende. Confira:

1. Concentre os esforços iniciais para entender o público

O processo de conhecimento do público é demorado e nunca temos todas as informações suficientes. Contudo, quanto mais você conhecê-lo, mais fácil será atraí-lo. É preciso dispender dos seus esforços iniciais para descobrir quem são eles, onde vivem, o que gostam de fazer, quantos anos têm etc.

Uma maneira de obter esses dados é utilizar as informações do Google Analytics ou do Facebook, por exemplo.

Com base nesses dados, você pode criar uma persona, que é um cliente fictício do seu negócio. A persona têm nome, profissão e interesses. Ao se comunicar e produzir conteúdo, você fará com a persona do negócio em mente.

2. Crie uma estratégia para atrair o seu público

Como você irá atrair seu público? Você possui diversas opções:

Além disso, poderá investir em métodos tradicionais, como palestras, eventos e referências dada por clientes.

Com base nesses métodos de atração, você vai desenvolver táticas para obter o lead. O ponto principal desse passo é demonstrar seu produto ou serviço para o possível lead.

3. Direcione o público por meio de um funil de vendas

Os primeiros passos você deu: você conhece seu público e já tem uma estratégia para alcançá-los. O terceiro passo é conduzi-los dentro de uma jornada até o objetivo final, quando ele deixam o contato (o lead em si).

Você precisa, então, canalizar o seu público, direcioná-lo até essa “página de captura do contato”. Lá, ele terá um incentivo para deixar seu e-mail. Você pode oferecer em troca como cupons, brindes, amostras ou outros incentivos que possuem valor para o seu público.

4. Comece a planejar o seu e-mail marketing

O e-mail será o seu grande aliado para fazer mais vendas. Com os leads surgindo, você precisa criar conteúdos para enviar para a lista de e-mail. Você pode enviar promoções, conteúdos interessantes e informações que possuem valor para ele.

A ideia é nutrir esses leads por meio de uma boa comunicação. Você deve cultivar esses relacionamentos, enviando periodicamente o que você identificou que é importante.

5. Use as mídias sociais como aliada

A principal vantagem das redes sociais para o seu negócio é a possibilidade de criar relacionamento com seus clientes. Com elas, você cria engajamento, postando coisas interessantes e chamando para uma comunicação mais direta.

As redes sociais serão como iscas, pelas quais você atrai o usuário para o processo de jornada de compra. Além disso, ajudam a conhecer seu público, e você passa a descobrir o que elas esperam do produto ou serviço que você comercializa.

Para aumentar mais seu conhecido sobre atração de leads, leia também sobre o Inbound Marketing.

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