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Afinal, é possível se destacar em um nicho de mercado muito competitivo?

Se destacar no nicho de mercado em que atua é um dos principais desafios que as empresas encontram no dia a dia. A concorrência e a inovação constantes fazem com que os empreendedores tenham que se reinventar a todo momento para se manterem em destaque no nicho.

Os nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes, ou seja, é o foco de atuação das empresas para conseguirem se destacar como referência para determinadas demandas.

Alguns nichos aparecem como destaque no mercado de acordo com a época do ano, as novas tecnologias, comportamentos e demandas dos consumidores. Dessa forma, podemos afirmar que os nichos de mercado mais competitivos variam com o tempo.

Atualmente, os que mais se destacam são os ligados à tecnologia, marketing digital, fitness, gastronomia, pet, beleza, esportes, entre outros. Ou seja, esses são os nichos que mais geram competição entre as empresas inseridas neles.

Mas como uma empresa que produz e comercializa os mesmos produtos, como, por exemplo, uma academia, pode se destacar em meio ao seu nicho tão competitivo? Confira minhas dicas!

Analise e encontre “furos”

Analisar o nicho de mercado em que sua empresa está enquadrada é o primeiro passo para começar a traçar estratégias para se destacar. Invista em um estudo aprofundado sobre o seu público-alvo, os números do setor, a concorrência, e o que os consumidores desse nicho estão demandando. Através de um bom branding da sua marca, será possível desenhar quais são as necessidades ainda presentes nos consumidores de determinados produtos e serviços.

Para se diferenciar não é preciso, necessariamente, ser uma empresa inovadora, com ideias disruptivas e totalmente diferentes das da concorrência. Basta encontrar em meio ao nicho de mercado, quais são os vazios ou furos a serem preenchidos, ou seja, o que a concorrência já faz em seu mercado, mas que ainda não satisfaz totalmente o seu público.

Vamos usar como exemplo a loja de cafés Starbucks, que é referência em seu nicho de mercado. Com certeza ela não era a primeira empresa a vender cafés e outras bebidas do tipo, porém, reinventaram o modo de servir e a experiência do consumidor nas lojas físicas, o que foi uma diferença perante à concorrência.

Por isso, supra alguma demanda do seu cliente, oferecendo-lhe um diferencial e deixe claro para o seu público os pontos diferentes que seu produto ou serviço tem a oferecer.

A primeira impressão é a que fica

Praticamente toda grande marca investe em uma boa apresentação para que o cliente se encante com ela logo “de cara”. A primeira impressão é a que fica e para causar isso e ser uma marca convidativa para o cliente, a empresa deve conhecer o público-alvo e os problemas que desejam solucionar, adequar a linguagem, apostar em cores atrativas e mensagens chamativas e atender às demandas do público logo de cara. O atendimento também deve ser excelente para proporcionar uma bela primeira experiência com a marca.

Divulgue

Atualmente, o marketing digital é a chave do sucesso das empresas. Em nichos competitivos, quem é mais criativo na internet e investe em campanhas de marketing digital em diferentes redes, tem destaque.

Por isso, não deixe de ter presença ativa em redes sociais, criar seu blog, site e apostar, principalmente, em marketing de conteúdo. É o seu conteúdo que o tornará referência no nicho de mercado ao qual atua.

Invista também em Analytics para analisar o comportamento dos clientes e as estratégias usadas pela empresa no ambiente digital. Isso irá ajudar a traçar novas e entender o que o seu público procura.

Sobre o autor

Afinal, é possível se destacar em um nicho de mercado muito competitivo?

Se destacar no nicho de mercado em que atua é um dos principais desafios que as empresas encontram no dia a dia. A concorrência e a inovação constantes fazem com que os empreendedores tenham que se reinventar a todo momento para se manterem em destaque no nicho.

Os nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes, ou seja, é o foco de atuação das empresas para conseguirem se destacar como referência para determinadas demandas.

Alguns nichos aparecem como destaque no mercado de acordo com a época do ano, as novas tecnologias, comportamentos e demandas dos consumidores. Dessa forma, podemos afirmar que os nichos de mercado mais competitivos variam com o tempo.

Atualmente, os que mais se destacam são os ligados à tecnologia, marketing digital, fitness, gastronomia, pet, beleza, esportes, entre outros. Ou seja, esses são os nichos que mais geram competição entre as empresas inseridas neles.

Mas como uma empresa que produz e comercializa os mesmos produtos, como, por exemplo, uma academia, pode se destacar em meio ao seu nicho tão competitivo? Confira minhas dicas!

Analise e encontre “furos”

Analisar o nicho de mercado em que sua empresa está enquadrada é o primeiro passo para começar a traçar estratégias para se destacar. Invista em um estudo aprofundado sobre o seu público-alvo, os números do setor, a concorrência, e o que os consumidores desse nicho estão demandando. Através de um bom branding da sua marca, será possível desenhar quais são as necessidades ainda presentes nos consumidores de determinados produtos e serviços.

Para se diferenciar não é preciso, necessariamente, ser uma empresa inovadora, com ideias disruptivas e totalmente diferentes das da concorrência. Basta encontrar em meio ao nicho de mercado, quais são os vazios ou furos a serem preenchidos, ou seja, o que a concorrência já faz em seu mercado, mas que ainda não satisfaz totalmente o seu público.

Vamos usar como exemplo a loja de cafés Starbucks, que é referência em seu nicho de mercado. Com certeza ela não era a primeira empresa a vender cafés e outras bebidas do tipo, porém, reinventaram o modo de servir e a experiência do consumidor nas lojas físicas, o que foi uma diferença perante à concorrência.

Por isso, supra alguma demanda do seu cliente, oferecendo-lhe um diferencial e deixe claro para o seu público os pontos diferentes que seu produto ou serviço tem a oferecer.

A primeira impressão é a que fica

Praticamente toda grande marca investe em uma boa apresentação para que o cliente se encante com ela logo “de cara”. A primeira impressão é a que fica e para causar isso e ser uma marca convidativa para o cliente, a empresa deve conhecer o público-alvo e os problemas que desejam solucionar, adequar a linguagem, apostar em cores atrativas e mensagens chamativas e atender às demandas do público logo de cara. O atendimento também deve ser excelente para proporcionar uma bela primeira experiência com a marca.

Divulgue

Atualmente, o marketing digital é a chave do sucesso das empresas. Em nichos competitivos, quem é mais criativo na internet e investe em campanhas de marketing digital em diferentes redes, tem destaque.

Por isso, não deixe de ter presença ativa em redes sociais, criar seu blog, site e apostar, principalmente, em marketing de conteúdo. É o seu conteúdo que o tornará referência no nicho de mercado ao qual atua.

Invista também em Analytics para analisar o comportamento dos clientes e as estratégias usadas pela empresa no ambiente digital. Isso irá ajudar a traçar novas e entender o que o seu público procura.

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