skip to Main Content

Confira os gatilhos mentais mais usados nas redes sociais

Você pode não perceber, mas cada vez que você entra nas redes sociais, você se depara com algum tipo de conteúdo que incentiva você a tomar uma decisão. Isso acontece, pois os gatilhos mentais são uma das estratégias mais utilizadas para que seu cérebro seja influenciado diretamente a decidir a tomar uma ação.

Nós temos que fazer muitas escolhas durante o dia: quais alimentos vamos comer no café da manhã, qual roupa vamos vestir, etc. Conheça quais os gatilhos mentais mais utilizados nas redes sociais que têm o objetivo de incentivar os consumidores a tomarem uma ação que, normalmente, tem relação direta com o consumo, com a compra.

Escassez: Há poucas unidades, muitas pessoas se interessam

Um dos gatilhos mentais mais poderosos para aumentar o número de procura, de interessados e de venda de um produto específico. Quando há poucas unidades disponíveis ou é um lançamento exclusivo e limitado, acaba chamando a atenção até daqueles que não tinham tanto interesse assim no produto, mas como há poucas unidades e é algo exclusivo, acaba acendendo o desejo de querer ter.

Vamos a alguns exemplos? Quando você vê nas redes frases como:

  • Último em estoque;
  • Vagas limitadas;
  • Conteúdo exclusivo;
  • Apenas os 10 primeiros que enviarem mensagem;
  • Lançamento de apenas 50 unidades no Brasil.

O cuidado que se deve ter aqui, é que esse gatilho mental seja de fato verdadeiro. Se o público nota que ele está sendo enganado, ele perderá a credibilidade na marca e a estratégia não sairá como o esperado.

Urgência

Aliado com o fator tempo, o senso de urgência traz a sensação de que o cliente deve tomar uma ação logo, antes que o tempo acabe. Por isso, criar promoções com tempo limitado é um grande gatilho mental e que traz resultados rápidos no volume de vendas.

A Black Friday, por exemplo, nos Estados Unidos, dura realmente um dia, que é a sexta-feira, depois do feriado do Thanksgiving. Lá, os americanos sabem que tem somente aquele dia para aproveitar as promoções, por isso, fazem filas gigantes do lado de fora das lojas, esperando chegar o horário de abertura.

Outro grande exemplo que podemos citar, são os sites que colocam o relógio decrescente, indicado quantas horas faltam para aquela promoção acabar.

Novamente, é importante a marca não enganar o consumidor. Quando a promoção acaba, deve acabar mesmo e não ser prorrogada várias vezes, perdendo a credibilidade e também o senso de urgência.

Novidade

E quem não gosta de uma novidade, não é mesmo? Lançamentos de produtos são um gatilho mental poderoso. As redes sociais utilizam muito bem o gatilho da novidade para instigar o cliente a querer estar por dentro e ter aquele produto que é lançamento recente.

Quanto mais incrível for, mais gerará valor para o público. E, quando a marca tem o poder de misturar dois gatilhos mentais (novidade e escassez), aí a estratégia está montada.

Sobre o autor

Confira os gatilhos mentais mais usados nas redes sociais

Você pode não perceber, mas cada vez que você entra nas redes sociais, você se depara com algum tipo de conteúdo que incentiva você a tomar uma decisão. Isso acontece, pois os gatilhos mentais são uma das estratégias mais utilizadas para que seu cérebro seja influenciado diretamente a decidir a tomar uma ação.

Nós temos que fazer muitas escolhas durante o dia: quais alimentos vamos comer no café da manhã, qual roupa vamos vestir, etc. Conheça quais os gatilhos mentais mais utilizados nas redes sociais que têm o objetivo de incentivar os consumidores a tomarem uma ação que, normalmente, tem relação direta com o consumo, com a compra.

Escassez: Há poucas unidades, muitas pessoas se interessam

Um dos gatilhos mentais mais poderosos para aumentar o número de procura, de interessados e de venda de um produto específico. Quando há poucas unidades disponíveis ou é um lançamento exclusivo e limitado, acaba chamando a atenção até daqueles que não tinham tanto interesse assim no produto, mas como há poucas unidades e é algo exclusivo, acaba acendendo o desejo de querer ter.

Vamos a alguns exemplos? Quando você vê nas redes frases como:

  • Último em estoque;
  • Vagas limitadas;
  • Conteúdo exclusivo;
  • Apenas os 10 primeiros que enviarem mensagem;
  • Lançamento de apenas 50 unidades no Brasil.

O cuidado que se deve ter aqui, é que esse gatilho mental seja de fato verdadeiro. Se o público nota que ele está sendo enganado, ele perderá a credibilidade na marca e a estratégia não sairá como o esperado.

Urgência

Aliado com o fator tempo, o senso de urgência traz a sensação de que o cliente deve tomar uma ação logo, antes que o tempo acabe. Por isso, criar promoções com tempo limitado é um grande gatilho mental e que traz resultados rápidos no volume de vendas.

A Black Friday, por exemplo, nos Estados Unidos, dura realmente um dia, que é a sexta-feira, depois do feriado do Thanksgiving. Lá, os americanos sabem que tem somente aquele dia para aproveitar as promoções, por isso, fazem filas gigantes do lado de fora das lojas, esperando chegar o horário de abertura.

Outro grande exemplo que podemos citar, são os sites que colocam o relógio decrescente, indicado quantas horas faltam para aquela promoção acabar.

Novamente, é importante a marca não enganar o consumidor. Quando a promoção acaba, deve acabar mesmo e não ser prorrogada várias vezes, perdendo a credibilidade e também o senso de urgência.

Novidade

E quem não gosta de uma novidade, não é mesmo? Lançamentos de produtos são um gatilho mental poderoso. As redes sociais utilizam muito bem o gatilho da novidade para instigar o cliente a querer estar por dentro e ter aquele produto que é lançamento recente.

Quanto mais incrível for, mais gerará valor para o público. E, quando a marca tem o poder de misturar dois gatilhos mentais (novidade e escassez), aí a estratégia está montada.

Sobre o autor

Leita também

4 dicas para bombar sua live nas redes sociais

Você já parou pra pensar no impacto que uma live pode causar para a sua marca? Dependendo do tamanho da sua…

5 dicas para fazer sua empresa se destacar no Instagram

O Instagram é uma ótima plataforma para divulgar um negócio, por isso se destacar na rede social se mostra uma estratégia…