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Os 4 Ps do marketing: a estratégia de promoção

Os 4 Ps do marketing: a estratégia de promoção

Os 4 Ps do Marketing, também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing reúnem 4 grandes estratégias que norteiam de maneira geral a estratégia de vendas e consolidação da marca de uma empresa.

É muito importantes que todos os “P” (Produto, Preço, Praça e Promoção) sejam elaborados e estabelecidos de maneira lógica, bem planejada e executada com excelência. Por isso, neste texto, vou falar especificamente sobre os conceitos relacionados à Promoção da marca.

O que é a Promoção no Mix de Marketing?

Neste caso, Promoção não tem a ver com liquidação ou descontos, mas sim com as estratégias e ações que a empresa irá empreender para que a marca, os produtos e serviços sejam difundidos, conhecidos, queridos e adquiridos pelos consumidores.

Isso envolve um pensamento isolado acerca das estratégias de Promoção em si, mas também se relaciona diretamente com os outros três Ps. Por isso, deve haver diálogo da Promoção com o Preço, o Produto e a Praça.

Ao pensar sobre as estratégias de Promoção, pode ser interessante responder a algumas perguntas sobre as necessidades e características da marca. Estas respostas serão úteis para determinar os veículos, o cronograma, a abordagem, a identidade visual e outros detalhes da Promoção da empresa.

Veja alguns exemplos:

  • Qual o melhor veículo de comunicação (rádio, TV, jornais, revistas, internet, redes sociais) para atingir de maneira efetiva o público mais propenso a consumir meu produto?
  • Quais os melhores momentos para passar mensagens de Marketing de meu produto ou serviço para o público-alvo? Meu mercado é sazonal? (Páscoa, Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães)
  • Qual a identidade visual e corporativa que devo construir para que minha empresa seja conhecida e querida pelos meus clientes em potencial?
  • Quais são as ações de Promoção da concorrência e de que maneira essas campanhas interferem nos resultados de meu negócio?
  • Como minhas estratégias de Promoção conversam ou deixam de conversar com os outros aspectos do Mix de Marketing de minha empresa?

Estas são apenas algumas de muitas perguntas que podem ser feitas para quem deseja consolidar uma boa estratégia de Promoção para a empresa. Após analisar a rotina e as características dos negócios, estas respostas servem como inspiração e inputs para se criar campanhas eficazes de promoção.

Hoje, a internet se mostra como o melhor meio para divulgar produtos, serviços e consolidar a imagem da marca. Mas isso não impede a empresa de realizar outros esforços de promoção em meios offline se houver uma boa relação com os outros P’s do Mix de Marketing.

Trabalhar com os 4 Ps de Marketing envolve estratégia, inteligência de mercado, conhecimento técnico em Marketing e muitas informações sobre a própria empresa, bem como sobre a concorrência (não existe empresa sem concorrência). Contar com o apoio de uma agência especializada para montar essa estratégia, pode fazer a diferença.

Sobre o autor

Os 4 Ps do marketing: a estratégia de promoção

Os 4 Ps do marketing: a estratégia de promoção

Os 4 Ps do Marketing, também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing reúnem 4 grandes estratégias que norteiam de maneira geral a estratégia de vendas e consolidação da marca de uma empresa.

É muito importantes que todos os “P” (Produto, Preço, Praça e Promoção) sejam elaborados e estabelecidos de maneira lógica, bem planejada e executada com excelência. Por isso, neste texto, vou falar especificamente sobre os conceitos relacionados à Promoção da marca.

O que é a Promoção no Mix de Marketing?

Neste caso, Promoção não tem a ver com liquidação ou descontos, mas sim com as estratégias e ações que a empresa irá empreender para que a marca, os produtos e serviços sejam difundidos, conhecidos, queridos e adquiridos pelos consumidores.

Isso envolve um pensamento isolado acerca das estratégias de Promoção em si, mas também se relaciona diretamente com os outros três Ps. Por isso, deve haver diálogo da Promoção com o Preço, o Produto e a Praça.

Ao pensar sobre as estratégias de Promoção, pode ser interessante responder a algumas perguntas sobre as necessidades e características da marca. Estas respostas serão úteis para determinar os veículos, o cronograma, a abordagem, a identidade visual e outros detalhes da Promoção da empresa.

Veja alguns exemplos:

  • Qual o melhor veículo de comunicação (rádio, TV, jornais, revistas, internet, redes sociais) para atingir de maneira efetiva o público mais propenso a consumir meu produto?
  • Quais os melhores momentos para passar mensagens de Marketing de meu produto ou serviço para o público-alvo? Meu mercado é sazonal? (Páscoa, Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães)
  • Qual a identidade visual e corporativa que devo construir para que minha empresa seja conhecida e querida pelos meus clientes em potencial?
  • Quais são as ações de Promoção da concorrência e de que maneira essas campanhas interferem nos resultados de meu negócio?
  • Como minhas estratégias de Promoção conversam ou deixam de conversar com os outros aspectos do Mix de Marketing de minha empresa?

Estas são apenas algumas de muitas perguntas que podem ser feitas para quem deseja consolidar uma boa estratégia de Promoção para a empresa. Após analisar a rotina e as características dos negócios, estas respostas servem como inspiração e inputs para se criar campanhas eficazes de promoção.

Hoje, a internet se mostra como o melhor meio para divulgar produtos, serviços e consolidar a imagem da marca. Mas isso não impede a empresa de realizar outros esforços de promoção em meios offline se houver uma boa relação com os outros P’s do Mix de Marketing.

Trabalhar com os 4 Ps de Marketing envolve estratégia, inteligência de mercado, conhecimento técnico em Marketing e muitas informações sobre a própria empresa, bem como sobre a concorrência (não existe empresa sem concorrência). Contar com o apoio de uma agência especializada para montar essa estratégia, pode fazer a diferença.

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