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Por que usar influenciadores na sua campanha de marketing digital?

O que são influenciadores?

O que nomes como Hugo Gloss, Gabriela Pugliesi e Whindersson Nunes têm em comum? A fama adquirida na internet. Sua presença nas redes sociais consegue gerar milhares de visualizações, curtidas, comentários, isso sem falar em engajamento. Toda essa repercussão e audiência faz com que eles sejam reconhecidos como influenciadores digitais, e por isso estão se tornando cada vez mais requisitados pelas empresas.

Essa figura tem ganhado cada vez mais espaço em campanhas de marketing pelo seu perfil. Normalmente são pessoas comunicativas e entusiastas, e mesmo que não sejam especialistas em determinado assunto, conseguem agregar seguidores e servir de referência, seja na maneira de agir, de se vestir ou nos produtos que consomem.

Os tipos de influenciadores

Não há como negar o impacto que um influenciador tem em uma campanha de marketing, mas sua empresa precisa de alguns cuidados antes de escolher um. Para começar, conhecer muito bem o seu público é fundamental, já que os gostos do influenciador a respeito de um produto ou serviço podem não ser os mesmo da sua audiência.

Outra questão que sua empresa precisa dar atenção é para o próprio influenciador. Pode parecer um exagero, mas qualquer imagem negativa ligada ao influenciador pode manchar o nome da sua empresa. Dessa forma, não pense duas vezes: procure por polêmicas, veja quais causas que ele apoia e sua postura nas redes sociais.

Ter em mente os objetivos da sua empresa, o que ela quer alcançar, auxilia na escolha do influenciador, afinal não existe apenas um tipo. Para ajudar você nessa escolha montei uma lista com os 7 tipos de influenciadores.

  • Top celeb

Os influenciadores dessa categoria possuem um grande alcance e uma audiência diversa. São aquelas celebridades conhecidas por todos. A cantora Anitta é um exemplo de top celeb. Se seu objetivo é gerar brand awareness, uma pessoa famosa pode ser uma boa pedida. A única questão é que uma parceria com top celebs não é nada barato.

  • Fit celeb

Um fit celeb é alguém tão conhecido como uma top celeb, mas nesse caso ele possui uma conexão com o mercado e apresenta relevância maior quando se trata da marca. Logo, além do brand awareness, um fit celeb pode proporcionar geração de leads e um maior número de vendas. Tudo isso faz com que esse tipo de influenciador seja muito requisitado pelas empresas, independente do alto valor que seja necessário investir.

  • Autoridade

Se você procura por um influenciador que sabe muito sobre o que está falando e seja respeitado dentro do seu segmento, a solução é um influencer do tipo autoridade. Sua audiência é menor em relação ao top e fit celeb, mas ele possui um público mais específico e engajado.

  • Ecossistema

Nesse caso você trabalha com um grupo de pequenos influenciadores sobre determinado assunto, ou seja, um ecossistema de influenciadores. Por estarem em conjunto, eles apresentam maior relevância dentro do seu nicho, ajudando na divulgação da marca e no posicionamento desta diante do público.

  • Trendsetter

Esse tipo de influenciador é reconhecido como líder de causas e muito bem conectado, logo, auxilia no posicionamento de marca. Apesar de possuir uma baixa audiência, é fortemente respeitado por ela. Um influenciador Trendsetter é pioneiro quando se trata de tomar atitudes ou falar sobre algo relevante.

  • Jornalista

Claro que o jornalista não poderia ficar de fora dessa lista. Ele é uma figura importante devido ao alcance de suas publicações. Mas como trabalham com assuntos variados, sua relevância e ressonância vai depender de cada caso.

  • Público interno

Esses influenciadores são os maiores especialistas nos produtos e serviços da sua empresa, isso porque eles são seus colaboradores. Sua presença nas redes sociais ajuda na humanização da sua marca e a mostrar os valores e a cultura da sua organização.

Como um influenciador pode ajudar nas campanhas de marketing

Agora que você sabe todos os tipos de influenciadores, confira alguns dos benefícios que esse investimento pode trazer para a sua empresa:

  • Maior engajamento da audiência

Poucas pessoas tem tanta persuasão quanto um influenciador digital e uma audiência que segue suas tendências. Logo, é muito provável que seu público, por ter o influenciador como referência, vai adquirir um produto ou serviço recomendado por esse. Com isso, a empresa pode atingir um público maior e aumentar as vendas.

  • Maior alcance

Quando sua empresa faz uma parceria com um influenciador, isso dá acesso a ela a uma nova parcela de público. Assim, além dos seus consumidores frequentes e pessoas que já conhecem sua marca, um novo grupo poderá ter conhecimento da sua empresa.

  • Maior confiança do público

Promover a sua marca é imprescindível para qualquer empresa, e um influenciador de confiança pode se tornar um importante aliado. Os influenciadores já possuem um público próprio e que confia no que lhe é transmitido. Dessa forma, se a mensagem que sua empresa deseja enviar for feita por um influenciador, as chances da audiência dele enxergar credibilidade na sua empresa é maior.

  • Maior diversidade dos canais de comunicação

Se sua empresa visa atingir um maior número de clientes nada melhor do que utilizar diferentes canais de comunicação, e ninguém se destaca mais nesta área do que um influenciador. A maioria está presente no YouTube, mas ainda sim possuem perfis no Facebook, Instagram ou mesmo um blog.

Além disso, os canais de comunicação de um influenciador são constantemente atualizados com conteúdos relevantes, o que mantém a atenção do público, um benefício para as empresas.

Sobre o autor

Por que usar influenciadores na sua campanha de marketing digital?

O que são influenciadores?

O que nomes como Hugo Gloss, Gabriela Pugliesi e Whindersson Nunes têm em comum? A fama adquirida na internet. Sua presença nas redes sociais consegue gerar milhares de visualizações, curtidas, comentários, isso sem falar em engajamento. Toda essa repercussão e audiência faz com que eles sejam reconhecidos como influenciadores digitais, e por isso estão se tornando cada vez mais requisitados pelas empresas.

Essa figura tem ganhado cada vez mais espaço em campanhas de marketing pelo seu perfil. Normalmente são pessoas comunicativas e entusiastas, e mesmo que não sejam especialistas em determinado assunto, conseguem agregar seguidores e servir de referência, seja na maneira de agir, de se vestir ou nos produtos que consomem.

Os tipos de influenciadores

Não há como negar o impacto que um influenciador tem em uma campanha de marketing, mas sua empresa precisa de alguns cuidados antes de escolher um. Para começar, conhecer muito bem o seu público é fundamental, já que os gostos do influenciador a respeito de um produto ou serviço podem não ser os mesmo da sua audiência.

Outra questão que sua empresa precisa dar atenção é para o próprio influenciador. Pode parecer um exagero, mas qualquer imagem negativa ligada ao influenciador pode manchar o nome da sua empresa. Dessa forma, não pense duas vezes: procure por polêmicas, veja quais causas que ele apoia e sua postura nas redes sociais.

Ter em mente os objetivos da sua empresa, o que ela quer alcançar, auxilia na escolha do influenciador, afinal não existe apenas um tipo. Para ajudar você nessa escolha montei uma lista com os 7 tipos de influenciadores.

  • Top celeb

Os influenciadores dessa categoria possuem um grande alcance e uma audiência diversa. São aquelas celebridades conhecidas por todos. A cantora Anitta é um exemplo de top celeb. Se seu objetivo é gerar brand awareness, uma pessoa famosa pode ser uma boa pedida. A única questão é que uma parceria com top celebs não é nada barato.

  • Fit celeb

Um fit celeb é alguém tão conhecido como uma top celeb, mas nesse caso ele possui uma conexão com o mercado e apresenta relevância maior quando se trata da marca. Logo, além do brand awareness, um fit celeb pode proporcionar geração de leads e um maior número de vendas. Tudo isso faz com que esse tipo de influenciador seja muito requisitado pelas empresas, independente do alto valor que seja necessário investir.

  • Autoridade

Se você procura por um influenciador que sabe muito sobre o que está falando e seja respeitado dentro do seu segmento, a solução é um influencer do tipo autoridade. Sua audiência é menor em relação ao top e fit celeb, mas ele possui um público mais específico e engajado.

  • Ecossistema

Nesse caso você trabalha com um grupo de pequenos influenciadores sobre determinado assunto, ou seja, um ecossistema de influenciadores. Por estarem em conjunto, eles apresentam maior relevância dentro do seu nicho, ajudando na divulgação da marca e no posicionamento desta diante do público.

  • Trendsetter

Esse tipo de influenciador é reconhecido como líder de causas e muito bem conectado, logo, auxilia no posicionamento de marca. Apesar de possuir uma baixa audiência, é fortemente respeitado por ela. Um influenciador Trendsetter é pioneiro quando se trata de tomar atitudes ou falar sobre algo relevante.

  • Jornalista

Claro que o jornalista não poderia ficar de fora dessa lista. Ele é uma figura importante devido ao alcance de suas publicações. Mas como trabalham com assuntos variados, sua relevância e ressonância vai depender de cada caso.

  • Público interno

Esses influenciadores são os maiores especialistas nos produtos e serviços da sua empresa, isso porque eles são seus colaboradores. Sua presença nas redes sociais ajuda na humanização da sua marca e a mostrar os valores e a cultura da sua organização.

Como um influenciador pode ajudar nas campanhas de marketing

Agora que você sabe todos os tipos de influenciadores, confira alguns dos benefícios que esse investimento pode trazer para a sua empresa:

  • Maior engajamento da audiência

Poucas pessoas tem tanta persuasão quanto um influenciador digital e uma audiência que segue suas tendências. Logo, é muito provável que seu público, por ter o influenciador como referência, vai adquirir um produto ou serviço recomendado por esse. Com isso, a empresa pode atingir um público maior e aumentar as vendas.

  • Maior alcance

Quando sua empresa faz uma parceria com um influenciador, isso dá acesso a ela a uma nova parcela de público. Assim, além dos seus consumidores frequentes e pessoas que já conhecem sua marca, um novo grupo poderá ter conhecimento da sua empresa.

  • Maior confiança do público

Promover a sua marca é imprescindível para qualquer empresa, e um influenciador de confiança pode se tornar um importante aliado. Os influenciadores já possuem um público próprio e que confia no que lhe é transmitido. Dessa forma, se a mensagem que sua empresa deseja enviar for feita por um influenciador, as chances da audiência dele enxergar credibilidade na sua empresa é maior.

  • Maior diversidade dos canais de comunicação

Se sua empresa visa atingir um maior número de clientes nada melhor do que utilizar diferentes canais de comunicação, e ninguém se destaca mais nesta área do que um influenciador. A maioria está presente no YouTube, mas ainda sim possuem perfis no Facebook, Instagram ou mesmo um blog.

Além disso, os canais de comunicação de um influenciador são constantemente atualizados com conteúdos relevantes, o que mantém a atenção do público, um benefício para as empresas.

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