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Saiba como o e-mail marketing impacta no seu relacionamento com os clientes

Para uma empresa dar certo, ela precisa de 4 coisas: investir em branding, se preocupar em entregar um bom ou ótimo produto, oferecer um atendimento focado na solução dos problemas dos clientes e ter um bom relacionamento com o cliente. É neste último quesito que grande parte das empresas pecam.

O relacionamento é um dos motivos que faz o seu cliente virar fã. No conteúdo de hoje, vamos te mostrar como o e-mail marketing pode ser um grande aliado para você iniciar ou melhorar o seu relacionamento com o cliente. Não se assuste, você vai ler muito a palavra cliente daqui pra frente, pois, o e-mail marketing é a ligação entre o seu produto e o seu ….., isso mesmo, cliente!

Inicia a relação de proximidade

Você ter a oportunidade de estar dentro da caixa de e-mail (o que hoje é algo muito pessoal) do seu cliente é um presente para a sua marca. A sua marca estará lá, próxima, sendo vista para ser lembrada sempre que for preciso. É o seu cliente e a sua marca lado a lado, iniciando conversas, entregando promoções ou conteúdos que interessem a eles.

Faça seu cliente se sentir importante através do e-mail marketing

Mostre ao seu cliente que a sua marca se importa com ele. Os sistemas de automação dão a oportunidade do seu cliente não ser mais apenas um número. Colete informações de compra do seu cliente para entender quem ele é, quais são seus hobbies e suas preferências.

Vamos trazer aqui, um exemplo da rede de Hotéis Ritz. Olha só que genial essa ideia tão simples, mas que faz toda a diferença. Eles têm o registro se você pediu algum travesseiro adicional durante a sua primeira estadia na rede. Esse registro é global e fica no seu cadastro em todos os hotéis da rede. Na sua próxima estadia, eles te enviam um e-mail de “Bem-vindo de volta” e te informam que seu quarto será preparado, já com o travesseiro adicional para que você não precisa pedir toda a vez que se hospedar. Isso não é incrível?

Pense no seu modelo de negócio: como você pode encantar o seu cliente utilizando algum detalhe que o cliente não esteja esperando?

Parabenizar o seu cliente no aniversário dele

O aniversário é uma data muito importante e que pode ser utilizada pela empresa para contatar o cliente. Como presente, você pode oferecer um mimo ou até um desconto no mês, na semana ou até mesmo no dia do aniversário dele, dependendo de qual é o seu mercado e como isso pode ser trabalhado. É uma forma de você ser lembrado pelo seu cliente de forma positiva.

Entregar conteúdo relevante

Use os dados de compras para entender no que o seu cliente se interessa. Se ele comprou um celular na sua loja, por exemplo, e você tem um e-book que aborda todas as funcionalidades desse produto, envie para o seu cliente via e-mail no dia seguinte da compra. É a hora que ele ainda está descobrindo o celular novo e animado em estudar sobre o produto.

O conteúdo relevante pode ser entregue sem ter relação com dados de compra. Se a sua empresa for uma clínica de nutrição, por exemplo, você pode disparar e-mails com dicas de alimentação, como evitar as doenças que mais matam no Brasil, etc.

O e-mail é uma poderosa ferramenta de relacionamento e ela deve ir muito além do que só enviar promoções ou falar sobre a sua empresa. Não seja chato! Inicie conversas agradáveis e mostre ao seu cliente que ele é único e importante para o seu negócio!

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que assim que possível eu respondo.

Sobre o autor

Saiba como o e-mail marketing impacta no seu relacionamento com os clientes

Para uma empresa dar certo, ela precisa de 4 coisas: investir em branding, se preocupar em entregar um bom ou ótimo produto, oferecer um atendimento focado na solução dos problemas dos clientes e ter um bom relacionamento com o cliente. É neste último quesito que grande parte das empresas pecam.

O relacionamento é um dos motivos que faz o seu cliente virar fã. No conteúdo de hoje, vamos te mostrar como o e-mail marketing pode ser um grande aliado para você iniciar ou melhorar o seu relacionamento com o cliente. Não se assuste, você vai ler muito a palavra cliente daqui pra frente, pois, o e-mail marketing é a ligação entre o seu produto e o seu ….., isso mesmo, cliente!

Inicia a relação de proximidade

Você ter a oportunidade de estar dentro da caixa de e-mail (o que hoje é algo muito pessoal) do seu cliente é um presente para a sua marca. A sua marca estará lá, próxima, sendo vista para ser lembrada sempre que for preciso. É o seu cliente e a sua marca lado a lado, iniciando conversas, entregando promoções ou conteúdos que interessem a eles.

Faça seu cliente se sentir importante através do e-mail marketing

Mostre ao seu cliente que a sua marca se importa com ele. Os sistemas de automação dão a oportunidade do seu cliente não ser mais apenas um número. Colete informações de compra do seu cliente para entender quem ele é, quais são seus hobbies e suas preferências.

Vamos trazer aqui, um exemplo da rede de Hotéis Ritz. Olha só que genial essa ideia tão simples, mas que faz toda a diferença. Eles têm o registro se você pediu algum travesseiro adicional durante a sua primeira estadia na rede. Esse registro é global e fica no seu cadastro em todos os hotéis da rede. Na sua próxima estadia, eles te enviam um e-mail de “Bem-vindo de volta” e te informam que seu quarto será preparado, já com o travesseiro adicional para que você não precisa pedir toda a vez que se hospedar. Isso não é incrível?

Pense no seu modelo de negócio: como você pode encantar o seu cliente utilizando algum detalhe que o cliente não esteja esperando?

Parabenizar o seu cliente no aniversário dele

O aniversário é uma data muito importante e que pode ser utilizada pela empresa para contatar o cliente. Como presente, você pode oferecer um mimo ou até um desconto no mês, na semana ou até mesmo no dia do aniversário dele, dependendo de qual é o seu mercado e como isso pode ser trabalhado. É uma forma de você ser lembrado pelo seu cliente de forma positiva.

Entregar conteúdo relevante

Use os dados de compras para entender no que o seu cliente se interessa. Se ele comprou um celular na sua loja, por exemplo, e você tem um e-book que aborda todas as funcionalidades desse produto, envie para o seu cliente via e-mail no dia seguinte da compra. É a hora que ele ainda está descobrindo o celular novo e animado em estudar sobre o produto.

O conteúdo relevante pode ser entregue sem ter relação com dados de compra. Se a sua empresa for uma clínica de nutrição, por exemplo, você pode disparar e-mails com dicas de alimentação, como evitar as doenças que mais matam no Brasil, etc.

O e-mail é uma poderosa ferramenta de relacionamento e ela deve ir muito além do que só enviar promoções ou falar sobre a sua empresa. Não seja chato! Inicie conversas agradáveis e mostre ao seu cliente que ele é único e importante para o seu negócio!

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