O WhatsApp chegou revolucionando a forma e a velocidade com a qual nos comunicamos com outras pessoas. Entretanto, percebeu-se o intenso uso das empresas para se comunicar com seus clientes (e vice e versa) por meio dessa ferramenta que é prática, fácil de usar e oferece conversas em tempo real. Entretanto, esse tipo de comunicação pode ser considerada altamente estratégica e gerar lucros para o seu negócio. Quer saber como? Então vem comigo, que hoje vou abordar sobre o uso do WhatsApp Business.
Oferece segurança e credibilidade
Uma das reclamações dos clientes era que eles nunca sabiam se aquela conta de WhatsApp era realmente daquela empresa. Agora, a conta do Business é listada como empresarial e consegue o selo de verificação, oferecendo segurança ao cliente e também mais opções de configurações para a empresa. É possível adicionar endereço, website e informações.
O mundo tem pressa, o seu cliente também
Não abra o WhatsApp como meio de comunicação se a intenção da sua empresa não é dar atenção e focar na solução de problemas e dúvidas.
Vale lembrar que o e-mail (um dos meios de comunicação mais usados pelas empresas), não exige resposta tão simultânea. Entretanto, o WhatsApp sim. Você não pode passar mais do que 24 horas para responder o seu cliente. Você deve colocar nas informações em seu perfil, como o horário de atendimento e você deve, de fato, ter alguém responsável por responder às mensagens neste horário.
A pessoa que responde às mensagens estará respondendo em nome da empresa e é necessário ter muito cuidado com o tipo de linguagem e as informações que são divulgadas por esse meio de comunicação.
Foque na solução do problema! Atualmente, tudo o que queremos são empresas dispostas e engajadas a nos ajudar. Utilize o WhatsApp para isso! Se o seu cliente tem um problema, dê poderes para quem responde às mensagens no aplicativo, tenha a capacidade de ir atrás para ajudar o cliente, resolver o problema e oferecer um atendimento que agregue valor.
Respostas automáticas
Não, você não precisa deixar alguém respondendo todos os clientes 24 horas por dia. O aplicativo tem a ferramenta de mensagem automática que você pode configurar para enviar em períodos fora de expediente, finais de semana e feriados. Bacana, não é mesmo?
Divulgue promoções para aqueles que concordarem
Você também não deve gostar de receber mensagens no WhatsApp com promoções de lojas que você nunca autorizou o envio. Por isso, não faça isso com seu cliente.
Uma forma bem bacana de você usar a divulgação de promoções é você pedir a autorização do envio quando o seu cliente realizar uma compra. Dessa forma, você conseguirá fazer seu trabalho e o cliente estará ciente de que quem autorizou este envio foi ele mesmo.
Para o envio mais fácil, utilize a lista de transmissão. Basta criar a lista, escrever a mensagem e enviar. Assim, todos os usuários listados ali receberão de forma individual a sua informação.
Jamais crie grupos para divulgar promoções e informações. Esse é um erro que muitas vezes não é perdoado pelos clientes. Não faça isso!
Análise de dados e organização das conversas
Essa é uma das grandes vantagens do WhatsApp Business. Você consegue ter estatísticas geradas pelo próprio app sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas.
O aplicativo também permite que você categorize as conversas com cores de etiquetas, então você mesmo pode definir o que significará cada cor e poderá organizar da melhor forma as conversas.